Pensamento positivo: faz diferença?

domingo, 10 de dezembro de 2017


Não é atoa que quando tudo dá errado na sua vida alguém te diz: "Pense positivo". O poder que o pensamento tem, realmente, faz diferença, mas não de uma hora para outra como muitos pensam. Pensar positivo tem que se tornar um hábito. Abaixo você vai descobrir como este tipo de pensamento terá como consequências só coisas boas. 

Por muito tempo eu não dei importância para o modo com que eu pensava. Afinal, se você é pessimista, evita expectativas e, consequentemente, decepções. Parece até um plano perfeito. Mas não. Os pensamentos negativos te fazem enxergar a vida em um formato quadrado e sem cor. Pior, te fazem sofrer por antecipação, porque você acredita que as coisas não vão dar certo antes mesmo de acontecerem.

O pessimismo é vicioso. Depois de um tempo você entra numa zona de negatividade tão forte que dá pra ser sentida a um quilômetro de distância. Mesmo que aconteça coisas maravilhosas na sua vida, você não será capaz de enxergar. Você ganha um presente de um amigo, seus pais dizem o quanto te amam, você conseguiu uma entrevista de emprego, melhor, você está vivo! Apesar de tudo isto, você não consegue parar de reclamar daquele calo no seu pé que tanto te incomoda. 

A sua sorte, aliás, a nossa sorte, é que o otimismo também é vicioso. Pensar positivo não faz coisas mágicas acontecerem, como chover dinheiro, ou ganhar na loteria. Mas te fazem enxergar as coisas boas na vida apesar das adversidades, e no final isto te torna uma pessoa muito mais feliz e grata do que se só se importasse com aquele calo no pé. 

FOTO: Aleksandr Ledogorov/Unsplah
Mas como começar a pensar positivo? Encare isto como aquela dieta que você tanto quer seguir para achar o "corpo ideal", mas em vez de corpo, essa reeducação de pensamento melhorará muito sua saúde mental. Comece aos poucos. Toda vez que você se pegar pensando negativamente, tente substituir isto por um pensamento feliz. Coisas ruins acontecem o tempo todo com todos, mas se você conseguir enxergar a vida de uma forma mais positiva, tenho certeza que ela se tornará mais feliz e você vai ter a impressão de que acontecem mais coisas boas do que ruins com você.

Se você tem a mania do pessimismo e tá querendo começar a essa nova "filosofia de vida", escreve para mim nos comentários qual sua maior dificuldade em deixar para trás o formato quadrado da vida.

Nenhum comentário

Postar um comentário